terça-feira, 28 de julho de 2009

Cabelos sedosos ou sebosos???

Hoje fui me pesar na DrogaRaia, e mesmo sem precisar tenho mania de vasculhar as prateleiras de perfumaria. Amo ver shampoos, cremes, maquiagens... enfim cosméticos em geral. Aí uma consultora muito simpática da Klorane me convidou para fazer uma análise capilar, lógico que aceitei. É com um aparelhinho que aumenta em muitas vezes o fio capilar, vc consegue ver na tela o fio do seu cabelo de maneira bem definida. Consegue ver tb o couro cabeludo se há descamação ou oleosidade. O meu couro cabeludo estava até com gotículas de óleo (eca que nojo!!!... rsss). Isso pq lavo o cabelo quase diariamente. As pontas estava um pouco fissuradas e com pontas duplas. Passado o susto incial com as condições do meu cabelo, pude pegar dicas preciosas com essa consultora. Chegando em casa me aprofundei ainda um pouco mais no assunto. Descobri que não adianta nada gastar rios de dinheiro com produtos caros se não escolhermos os produtos adequados ao nosso tipo de cabelo, lavarmos de maneira correta e termos uma boa alimentação. Vou dividir aqui com vcs essas dicas:
- produtos adequados
a maioria dos cabelos (mesmo que não seja aparentemente perceptível, essa era o meu caso) possui a raiz oleosa ou normal com as pontas secas ou tendencia ao ressecamento principalmente se forem longos e/ou tingidos. Então para esse tipo de cabelo o ideal é sempre um shampoo normal ou oleoso. O condicionador sim pode ser para cabelos secos ou tingidos, ele sim vai selar as cutículas e tratar o comprimento do cabelo.
-maneira correta de lavar

Passar no máximo a quantidade de uma moeda de shampoo na raiz dos fios e massagear toda a cabeça com a ponta dos dedos, nunca utilizar as unhas. Levar essa espuma formada com essa massagem para todo o comprimento massageando de maneira bem suave. Após esse procedimento enxaguar bem com água morna ou fria. Apenas se necessário repita o procedimento. O condicionador deve ser aplicado da altura da orelha para baixo, tb massageando ao longo dos fios para que ele penetre nos cabelos. Se possível terminar com uma de água fria pois ela sela a cutícula do cabelo dando maior brilho e ainda estímula a circulação capilar fazendo com que seus cabelos fiquem mais fortes e cresçam mais rápido.

- alimentação ( texto retirado so site do Instituto do Cabelo, para maiores informações segue o link http://www.institutodocabelo.com.br/Artigos/artigos.painel.asp?tp=172)
"As células do bulbo capilar têm uma velocidade de reprodução extremamente alta. Para que todo o ciclo vital de renovação do cabelo esteja sempre em ótimas condições, uma alimentação correta é fundamental. Uma dieta variada, rica em proteínas, contendo ferro, zinco, cromo e vitaminas é fator primordial para a saúde do cabelo e restabelecimento do equilíbrio do organismo.

Dicas sobre alimentação
Não seja radical na escolha dos alimentos. Se a sua dieta for vegetariana, procure compensar a carne com alimentos similares como ovos e alimentos a base de soja, que são ricos em proteínas.
Não ingira muito açúcar.
Procure não exagerar nas bebidas alcoólicas.
Beba de 6 (seis) a 8 (oito) copos de água por dia
Evite tomar café ou chá exageradamente. A cafeína em excesso pode alterar os níveis de estrógeno na mulher, o chá contém tanino, que em altas concentrações impede a absorção de ferro pelo organismo.
Sua dieta diária deve conter pelo menos 30% de proteínas
Nunca fique mais de quatro horas sem comer. Pesquisas demonstraram que longos períodos de jejum diminuem os níveis de energia nos folículos capilares prejudicando o cabelo.

Sugestões de cardápio

Café da manhã - é a refeição mais importante do dia. É crucial para o fornecimento de energia para os folículos capilares, pois, pela manhã encontram-se em seus níveis mais baixos. Os alimentos principais são ovos, torradas de pão preto ou de centeio, suco de frutas, cereais com alto índice de fibras, leite de vaca ou de soja. Qualquer tipo de fruta fresca pode ser ingerida.
Lanche da manhã - (por volta das 10 horas) – Meia maçã ou pêra. Suco de laranja, morango ou manga. Frutas da estação podem ser degustadas.
Almoço - A segunda refeição mais importante do dia. Peixes, carnes bovinas ou frango são primordiais. Peru e Chester são alimentos bastante saudáveis. Vegetais, arroz integral e fígado bovino, miúdos em geral, são boas opções. Salmão é uma fonte excelente de nutrientes.
Lanche da tarde - suco de vegetais (tomate, cenoura), yogurt com frutas, frutas frescas da estação. O jantar é a refeição menos importante do dia. Procure fazer uma refeição “light” com um peixe ou carne grelhada, salada ou simplesmente uma boa porção de queijo com pão de centeio.
Antes de dormir – 1 (um) copo de leite de vaca ou de soja. Pode-se optar por uma pequena porção de queijo de soja e uma torrada de pão de centeio.

Sugestão de merenda
1 Copo de suco de abacaxi natural (ou qualquer fruta cítrica)
1 Banana
1 Colher de sopa de TOFU (queijo de soja)

Modo de preparo: Bater no liquidificador e tomar pela manhã ou como lanche à tarde. Esta receita é um suplemento alimentar e não substitui refeições." E agora minha última dica que é cortar pelo menos de 3 em 3 meses as potinhas do cabelo, eu pensava que isso era um mito, mas com essa análise ficou claro quando não cortamos o cabelo durante um mais que 3 meses o ressecamento sobe muito mais rápido para o comprimento dos fios. Espero que vcs tb possam aproveitar essas diquinhas.... =) Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário